quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Londres 2012 - Retrospecto das Paralímpiadas



Londres 2012 – Restrospectiva das Paralímpiadas – 1ª parte as Provas de Velocidade

Depois de alguns dias de reflexão, enfim vamos começar a falar um pouco do que ocorreu em no atletismo Paralímpico em Londres. Desta vez tive o grande prazer de acompanhar em loco os eventos, e acredito que tenha nesta paralímpiada tivemos os eventos mais emocionantes que já ocorreram nos Jogos Paralímpicos.

Pude acompanhar as provas no estádio, e ver o grande desafio que teremos para os próximos anos, será que seremos capazes de superar ou mesmo igualar os britânicos na organização e na participação de nosso povo nos Jogos Paralímpicos? Será que o Brasil tratará os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de forma igualitária assim como fizeram os Britânicos?


Um primeiro ponto importante para ressaltar é a grande evolução que tivemos nos desempenhos dos atletas, o que fez que houvesse disputas intensas em algumas provas e grande número de recordes mundiais.
Outro ponto de destaque foi a grande participação do público britânico em todas as competições, o estádio esteve com 80.000 espectadores todos os dias, o que foi surpreendente já que os ingressos eram pagos.
Como tivemos muitos destaques no evento, a restropectiva será dividida em 3 partes: as provas de velocidade, as provas de resistência e as provas de campo.
Começaremos falando os destaques nas provas de velocidade:

Duelo Oscar Pistorius (Africa do Sul)x Allan Fonteles (Brasil) – vamos começar com o principal destaque das paralímpiadas, que foi o duelo entre estes dois grandes atletas. No dia 02 de setembro o estádio Olímpico ficou calado ao ver nosso atleta Allan Fonteles calar a todos com uma vitória espetacular nos últimos metros, na prova dos 200 metros, onde já era dada vitória certa do Oscar Pistorius, mas o brasileiro surpreendeu. A partir daí foi criada uma grande polêmica ao redor do tamanho das lâminas do Allan, e das próximas provas onde os atletas se encontrariam. Pistorius só viria a ganhar os 400 metros, onde correu de forma soberana e sem riscos e com recorde dos Jogos Paralímpicos.


                                             Alan ganhando os 200 metros

A vingança dos T44 nos 100 metros – depois de não ganharem nenhuma medalha nas provas de 200 e 400 metros, que foram lideradas todas pelos atletas da classe T43 (bi-amputados). Mas na final dos 100 metros os atletas T44 dominaram o pódio, com a vitória do britânico Jonnie Peacock (Grã-bretanha), fecharam o pódio ainda o americano Richard Browne (prata) e o sul-africano Arnu Fourie (bronze). O primeiro bi-amputado foi o Oscar Pistorius seguido por Blake Leeper.

                                          Os atletas T44 enfim chegando na frente dos bi-amputados

O Finlandês voador – quem disse que não há um finlandês Voador? O nome dele é Leo Pekka Tahti, que com o fabuloso tempo de 13´´79, o que garantiu o bi-campeonato paralímpico.



A surpresa dos 200 metros – Na prova dos atletas com deficiência visual tivemos uma grande surpresa, o grande favorito Lucas Prado (Brasil), não ganhou a prova, e o vencedor foi o grande Azarão Felipe Gomes (Brasil), seguido por Daniel Mendes (Brasil), garantindo uma dobradinha brasileira. Na 3ª colocação ficou o já renomado atleta angolano José Armando.

                                            Felipe Gomes ganhando por pouco de Daniel Mendes

A Guerra da Holanda x França – nas provas femininas o destaque foi o duelo das atletas Marie-Amelie Le Fur (França) e Marlou van Rhijn (Holanda), nos 100 metros a vitória da francesa com a holandesa T43 na 2ª colocação, já nos 200 metros a Holandesa esbanjou categoria batendo o recorde mundial e deixando a francesa na 2ª colocação.

                                            Marie-Amelie (França) e Marlou Rhijn (Holanda)

Terezinha a atleta visual que conduziu o seu guia – Terezinha Guilhermina conquistou o bi-campeonato Paralímpico nas provas de 100 e 200 metros, mas o que marcou foi a prova dos 400 metros quando o seu guia Guilherme Santana machucou, e fez uma imagem marcante o guia sendo guiado pela atleta, isto mesmo, com o apoio de sua atleta deficiente visual, eles chegaram apoiados até a chegada.
  

Yohansson Nascimento - O atleta Brasileiro foi o grande destaque nas provas de 100, 200 e 400 metros na classe T46. Ganhador nos 200 metros, o atleta ficou em 2o lugar nos 400 metros, e talvez só não foi o ganhador nos 100 metros porque lesionou a perna na prova nos 100 metros, provavelmente vitima da sequencia de provas, mas tenho certeza que será o grande nome para o Rio 2016.



O Britânico Multi-Valente - O atleta Richard Whitehead (Grã-Bretanha) ganhador da prova de 200 metros, a primeira vez que vi este atleta foi na Maratona de Nova York em 2010, fiquei admirado com a forma que ele corria com suas próteses para uma amputação acima do joelho, famoso nas provas de rua, correu inclusive a Comrades prova acima de 80 Km. Me surpreendi ao ver este grande atleta realizando um sonho da medalha olímpica ao ganhar e bater o recorde na prova dos 200 metros.