quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Londres 2012 - Retrospectiva das Paralímpiadas - 3a parte as provas de Campo

Para terminarmos a nossa retrospectiva vamos falar das provas de campo, o salto em distância, salto triplo, salto em altura, arremesso de peso, lançamento de disco, lançamento de dardo e lançamento de club, esta última é uma prova que é oferecida para atletas cadeirantes com baixa mobilidade e o implemento parece basicamente com uma espécie de malabares.

Bom nesta provas tivemos momentos bem emocionantes na competição com disputas acirradas, e momentos que ficaram marcados para a história das paralímpiadas. A participação do Brasil foi excelente com a conquista de medalhas, Ouro na prova de lançamento de dardo F37/38 com Shirlene Coelho, Prata na prova de lançamento de dardo F57/58 com Claudiney Batista e Bronze no lançamento de disco F40 com Jonathan dos Santos (Romarinho), foram 3 medalhas entre as 18 conquistadas pelo Brasil, o que mostra uma grande evolução das provas de campo no país, e ainda temos que ressaltas que os nossos atletas fizeram final em quase todos os eventos.

Os Destaques nas provas de Campo foram:

David Casino (Espanha) - tive a oportunidade de acompanhar bem próximo esta prova pois meu atleta Luciano dos Santos Pereira estava na prova e ficou na 7ª colocação. Foi uma prova muito difícil devido as grandes provas que havia nos Estádio Olímpico, havia um barulho ensurdecedor, o que atrapalhou alguns atletas, mas o espanhol se manteve o tempo todo sereno e tranquilo, ganhando com a ótima marca de 38,41.

A Guerra do Disco F37/F38 - Os atletas Javad Hardani (IRI) e Dong Xia (CHN) fizeram uma brilhante disputa na prova de lançamento de disco na prova que contou com a junção das classes F37 e F38, com ambos atletas batendo o recorde mundial.

Os saltos horizontais - Os saltos horizontais no atletismo são as provas de salto em distância e salto triplo, acredito que o grande destaque foi o alemão Markus Rehm T44 quem vem colocando em questionamento o uso das próteses nas provas de salto em distância, ele conseguiu a marca de 7,35 metros, o que deixa cada vez mais claro as protéses podem dar na prova, será que chegaremos algum dia no recorde mundial olímpico? Na minha opinião seria muito interessante pelo menos por todos os questionamentos que geraria, há esta possibilidade ainda na prova dos 400 metros para atletas T43, fica a pergunta quem será o primeiro atleta paralímpico a realizar uma prova acima dos tempos dos olímpicos? Faça a sua aposta. Pude acompanhar a prova do salto triplo T11 onde eu tinha o atleta Luciano Pereira dos Santos, prova muito interessante e exaustiva pois demorou cerca de 3h40 para sua conclusão, devido principalmente ao grande barulho no estádio, já que os atletas desta classe são deficientes visuais. O ganhador desta prova foi o Russo Denis Gulin com a marca de 12,91 metros, ele travou uma disputa interessante com o chinês Duan Li que era uma atração a parte, pois fazia sempre uma gracinha para o estádio no momento da retirada no seu agasalho. Meu atleta Luciano ficou na 9ª colocação com a marca de 11,05 metros e teve como destaque a queda do arbitro em um dos saltos, foto que ficou famosa em todo o mundo, vale ressaltar que algumas matérias colocaram como o atleta que teria derrubado o arbitro, algo hilário já que ele não enxerga.... .


Renascimento dos arremessadores Brasileiros - Em Londres o Brasil reconquistou medalhas nas provas de arremessos e lançamentos, provas que sempre se destacou e houve uma queda em Pequim. Claudiney Batista dos Santos (F57) obteve um ótimo desempenho conquistando a medalha de prata no Dardo F57/58 com 45,38, este grande atleta do Brasil ainda foi 4° no disco e 7° no peso. Ainda tivemos um bronze com o Romarinho (Jonathan de Souza Santos) no lançamento de disco F40, mas o grande resultado da competição foi a vitória da atleta Shirlene Coelho na prova de lançamento de dardo F37/38 e de quebra com recorde mundial, fechando com chave de ouro a participação brasileira.


Goncharova da Russia ganha o 2° Ouro saltando - A Russa Margarita Goncharova T38 foi a Campeã na prova de salto em distância saltando os incriveis 4,84 metros, após ter conseguido a vitória nos 100 metros rasos, ela conquistou ainda uma medalha de prata na prova dos 200 metros.
O homem de 60 metros - O destaque no lançamento de Disco F44 foi Jeremy Campbell (USA) que em 2012 foi o primeiro atleta paraolímpico a ultrapassar a barreira dos 60 metros, o problema é que ele teve que enfrentar o atleta Britânico Daniel Graves e cerca de 80.000 espectadores torcendo contra, a prova foi difícil mas Campbell obteve a expressiva marca de 60,05 metros. Nesta prova também participou meu atleta Marco Aurélio Borges que havia feito um ótimo aquecimento, mas acabou não acertando um bom lançamento na prova e ficou na 6ª colocação.


Midje Gao (CHN) - O chinês dominou a prova do lançamento do Dardo F44 com 58,53, mas não teve uma prova fácil, ele ganhou por apenas 32 cm do Francês Tony Falelavaki.

Tri - Campeão com sobra - Na prova do Arremesso do peso F44 o dinamarquês Jackie Cristiansen obteve seu tricampeonato com grande sobre, com a marca de 18,16 metros foi campeão com quase 4 metros a frente do Croata Darko Kralj. Desde Athenas o atleta é campeão na prova do arremesso do peso.


Os Reis do Campo - Nas provas de arremessos e lançamentos para Cadeirantes o grande destaque foi o Russo Alexey Ashapatov, ganhador do lançamento de disco e arremesso de peso classes F57/58,já para os atletas andantes ninguém foi maior que Zhiming Wang ganhador das provas de Disco, peso e dardo da classe F40. No feminino o destaque foi para Lian Yang ganhadora do peso e do dardo na classe F54-56.