sábado, 14 de fevereiro de 2009

Arremessadores participam em Competição da Federação Paulista de Atletismo

Os Arremessadores do CIEDEF Marco Aurélio Borges (F44) e Mario José Santana (F42) participaram no dia 14 de fevereiro da 3ª etapa do Torneio JP Trows na cidade de São Caetano do Sul/ SP.
Competindo com atletas sem deficiência os atletas tiveram uma boa participação na competição, conseguindo boas marcas. Vale lembrar que o treinamento está sendo realizado de forma intensiva, e está na fase de base, onde estão sendo trabalhos os requisitos físicos que auxiliaram na melhora de resultados na fase posterior.

Seguem os resultados:

Marco Aurélio Borges:
Arremesso do Peso: 10,35 m (7º colocado)
Lançamento do Disco: 36,66 m (8º colocado)
Lançamento do Dardo: 34,55 m (6º colocado)

Mario José Santana
Arremesso do Peso: 8,21 m (8º colocado)
Lançamento do Disco: 26,93 m (9º colocado)

Mario Santana

Marco Aurélio

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Por que realizar atividades físicas hoje?


Nos últimos anos tem havido um crescimento expressivo no número de pessoas interessadas e preocupadas em realizar atividades físicas e recreativas, com o intuito de melhorar seus hábitos e obter uma melhora na sua qualidade de vida. Essa mudança de comportamento por uma boa parte da população, principalmente aquela que vive em grandes centros urbanos, deve-se muito à divulgação de informações e resultados de pesquisas realizadas com pessoas que não fazem atividades físicas, os chamados sedentários. Mesmo assim, ao mesmo tempo em que as pessoas estão mais conscientes sobre a importância de ter e manter hábitos saudáveis, muita gente ainda não realiza atividade física nenhuma; para piorar, o estilo de vida moderno torna as pessoas cada dia mais sedentário.
O homem foi projetado para viver em movimento e a falta deste pode gerar diversos problemas, em especial os de ordem fisiológica, causados pela inatividade do corpo. Temos de lembrar também que outros hábitos pouco saudáveis, como a bebida, o tabaco e a má ingestão de nutrientes, por exemplo, podem comprometer a saúde de qualquer pessoa, além de contribuir para uma vida mais breve.
As evoluções tecnológicas contribuíram muito para a inércia do ser humano. Grandes partes dos meios de trabalho hoje não necessitam de movimento para sua execução; as próprias inovações eletroeletrônicas também favorecem a diminuição dos movimentos do homem. Possivelmente, daqui alguns anos verão pessoas com tendinite do polegar por excesso de movimento no controle remoto ou, pior ainda, terão uma multidão de carteiros sem emprego, protestando pelo fim dos e-mails.
Diante dessa falta de atividade, tenho observado que a preocupação em se obter um corpo saudável tem crescido, as pessoas não procuram mais a atividade física como melhoria dos aspectos estéticos, mas esperam encontrar bem estar e saúde como metas principais. Isto justifica a despolarização dos públicos das academias, e o crescimento de assessorias esportivas que atuam em parques e empresas.
Mais do que inserir uma atividade física na sua vida, procure ter uma postura diferente no seu cotidiano, pequenas alterações em velhos hábitos podem causar um grande impacto em nossas vidas. Se você mora no 2 º andar do prédio, por que esperar o elevador? Por que não trocar a sessão de filmes no fim de semana por um passeio em um parque ou museu? Curta mais a vida, os filhos, separem o trabalho de sua vida pessoal, procure um profissional habilitado em Educação Física e inclua uma atividade física em sua rotina. Tenho certeza que seu corpo vai agradecer.

Daniel Biscola
Treinador Desportivo
CREF: 024335-G/SP