sábado, 25 de junho de 2011

Atletas da equipe SESI conquistam 15 medalhas na fase Regional São PauloCircuito Paraolímpico

O grupo de treinamento de atletas paraolímpicos da equipe SESI-SP conquistou no 1o. dia de realização do circuito Paralímpico de atletismo na fase regional São Paulo um total de 15 medalhas, sendo 6 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze.

Com competições marcadas por grande disputas, a fase mostrou a grande qualidade técnica dos atletas paulistas. Entre os atletas da equipe SESI, todos os participantes conquistaram pelo menos uma medalha, entre os eventos que participaram. O destaque do evento foi o atleta Marco Aurélio Borges, que conquistou o recorde brasileiro no lançamento de disco com a marca de 48,02 metros, a marca também é índice A para os Jogos Paraolímpicos de 2012.


Veja os resultados dos atletas na competição:
ADEMAR DE SOUSA LEITE – Atleta com deficiência de membros superiores – Classe T46


2o Colocado na prova dos 5.000 metros rasos – Tempo: 16:59:90 (melhor marca pessoal/ índice para a fase nacional)

EZEQUIEL MARCELO DA COSTA – Atleta com deficiência de membros superiores – Classe T46

3o. Colocado na prova dos 5.000 metros rasos – Tempo: 17:03:00 (índice para a fase nacional)

JOSÉ HENRIQUE CAMPOS MATTOS – Atleta com deficiência intelectual – Classe T20

- 3o colocado na prova dos 5.000 metros rasos – tempo: 16:52:60 (melhor marca pessoal/ índice para a fase nacional)

MARIO JOSÉ SANTANA – Atleta com poliomielite – Classe F42

1o. Colocado no lançamento de disco – Marca: 32,05 metros (índice para a fase nacional)

3o. Colocado no lançamento de dardo – Marca: 25,41 metros

NILDA MARTINS SANTANA -Atleta cadeirante – Classe F56

1o Colocada no do arremesso de peso – marca: 4,80 metros (índice para a fase nacional).

3o Colocada no do lançamento de disco – marca: 8,78 metros

MARCO AURÉLIO LIMA BORGES – Atleta amputado de perna – Classe F44

1o.colocado na prova de lançamento de disco – resultado: 48,02 metros (recorde brasileiro/ índice para fase nacional/ índice A para o Jogos Paraolímpico de Londres)

1o.colocado na prova de lançamento de dardo – resultado: 34,00 metros.

RENATO NUNES DA CRUZ – Atleta amputado de perna – Classe T44

1o Colocado na prova dos 100 metros – tempo: 13´´15 (índice para a Fase nacional).

1o Colocado na prova dos 200 metros – tempo: 27´´01.



RODRIGO LUCIANO DA SILVA – Atleta com paralisia cerebral -Classe T35/ F35

2o. Colocado na prova dos 100 metros rasos – tempo:20´´21 (melhor marca pessoal/ índice para a fase nacional)

2o. Colocado na prova dos 200 metros rasos – tempo:43´´15 (melhor marca pessoal)



SILA ESPANHOL MARTINS – Atleta amputado de membro superior – Classe T46/ F46

- 2o. Colocado na prova dos 100 metros rasos – Tempo: 18´´20 (melhor marca pessoal).






WANDER LUIS ARMANDO – Atleta com AVC – Classe F37









2o. Colocado na prova de lançamento do disco – Marca 21,01 metros









4o. Colocado na prova de lançamento do dardo – Marca 15,49 metros


Atleta Rodrigo Luciano

Equipe SESI-SP

Atleta Marco Aurélio Borges

Atletas SESI na prova dos 5.000 metros

Atletas Ezequiel e Ademar

Atleta na prova dos 100 metros

Atleta Silas

Atletas Mario e Nilda

domingo, 19 de junho de 2011

Marco Aurélio Borges fica no US Paralympic champioship



Enfim ontem o atleta Marco Aurélio Borges ficou entre os 3 melhores na prova do arremesso de peso, batendo o seu recorde pessoal da prova. A marca obtida na competição 12,92 metros, o que aproxima o atleta de utrapassar a marca de 13 metros possívelmente nesta temporada.


A prova ocorreu sobre o sistema de score point, que juntou atletas das classes F40-42-43-44, a prova foi vencida por um atleta da classe f40, o Marcão acabou ficando como primeiro atleta F44, ganhando do americando Jeff Skiba.



O resultado vem unir-se aos obtidos no lançamentos de disco, no qual o atleta ficou na 5a. colocação.



Raphael Magalhães Moura participa do campeonato Brasileiro de menores

Foto do atleta em competição de 2010


O atleta olímpico da equipe SESI-SP Raphael Magalhães Moura participou no dia 18/06/11 do campeonato Brasileiro de menores na prova dos 3.000 metros representando a equipe paulista na competição.



Com uma prova bastante disputada o atleta tentou se manter sempre no pelotão que liderava, mas acabou abandonando a prova nos 2.300 metros ao não suportar o ritmo intenso da competição.



Agora todos os atletas menores da equipe terão algumas semanas de descanso, retomando os treinos a partir do dia 11/06/11, com uma micro-base visando a preparação para o campeonato brasileiro interclubes.






sexta-feira, 17 de junho de 2011

Para-atleta Marco Aurélio Borges participa do Campeonato Nacional Americano Paraolímpico de Atletismo



O Para-atleta Marco Aurélio Borges participa no dia 17 e 18 de junho do Campeonato Americano Paraolímpico de atletismo na cidade de Miramar/ EUA. O objetivo desta competição é preparar o atleta para uma provavel participação nos Jogos Parapan Americanos de Guadalajara.






Hoje 17/06 o atleta participou da prova de lançamento de disco o qual ficou na 4a colocação, com um grande detalhe, os melhores atletas do mundo estavam participando da prova, inclusive o atleta Daniel Greaves bateu pela 2a vez neste ano o recorde da prova, com a marca de 59,85 metros.






Amanhã o atleta participará da prova do arremesso de peso onde tentará ficar entre os 3 melhores do evento.

domingo, 12 de junho de 2011

Equipe SESI pronta para a Etapa Regional São Paulo do CPB

Este ano o Comite Paraolímpico Brasileiro inovou e vai realizar uma etapa apenas para os atletas do Estado de São Paulo, principalmente pelo desenvolvimento do esporte paraolímpico no estado mais desenvolvido do país. Incluse São Paulo está com tudo, pois também realizará 2 etapas das fases nacionais.









Atletas: Renato Cruz e Luciano com seu guia Nathanael



Este ano como treinador estou desenvolvendo um trabalho com a equipe paraolímpica do SESI-SP, atualmente estamos com 10 atletas. O treinamento começou oficialmente em novembro, após seletiva realizada em outubro.



Atleta Nilda Santana em treinamento



Um dos destaques da equipe é o atleta Marco Aurélio Borges, participante da ultima paraolímpiada de Pequim, e que estará na próxima semana viajando para competir em Miramar/ EUA, onde participará do campeonato nacional americano, no qual enfretará os melhores atletas da américa na prova do lançamento de disco.


Atleta Marco Aurélio Borges


Sinto que em muitos anos trabalhando com esporte paraolímpico, nunca tive uma equipe tão focada, e tão bem preparada para as competições, e tenho certeza que este ano será um marco, quanto a preparação deste grupo.


O SESI-SP talvez seja uma das poucas equipes realmente estruturadas no paradesporto, os atletas treinam 5 vezes na semana, e tem todo o apoio para um bom treinamento.



Abraços a todos,


Daniel Biscola
























Falece Antonio Maciel, um dos grandes atletas paraolímpicos Brasileiros









Faleceu no ultimo dia 09/06 em acidente em seu triciclo, o atleta Antonio Macio (perna eletrica). Bi-amputado transtibial Maciel foi um grande competidor e divulgador do esporte paraolímpico. Minha primeira e ultima vivência com ele foi na Maratona de Nova York de 2010, onde ficamos no mesmo quarto e passamos 5 dias quase sempre bem próximos, com também meu atleta Edson Dantas. Tenho certeza que ele foi uma das melhores pessoas que já conheci, integro, honesto e humilde. Perdemos uma grande homem em nosso meio, que sabia ser amigo e respondia a todas as dificuldades com um grande sorriso.






Maciel fique com Deus, e olhe por nós aqui na Terra!






quarta-feira, 1 de junho de 2011

Terezinha Guilhermino Bate recorde mundial dos 100 m

A brasileira Terezinha Guilhermina bateu mais um recorde mundial na classe T11 (perda total de visão), nesta quarta-feira, 1º de junho. O feito aconteceu durante o Meeting Internacional da IWAS, em Bottrop (Alemanha), onde a velocista correu os 100m em 12s04, superando a melhor marca da prova (12s13), conquistada por ela, ao lado do guia Guilherme Santana, em janeiro, no Mundial de Para-Atletismo, em Christchurch (Nova Zelândia).

A parceria entre Terezinha e Guilherme começou em agosto de 2010 e tem dado certo. Na maior competição que correram juntos, na Nova Zelândia, a velocista conquistou o ouro em todas as provas que competiu: 100m, 200m, 400m e revezamento 4x100m. Nos últimos 15 dias, além do Meeting na Alemanha, a dupla disputou dois campeonatos na Inglaterra: Copa Inglesa (Knowsley) e Copa do Mundo BT (Manchester).

Para o coordenador técnico do para-atletismo no Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Ciro Winckler, a bateria de provas que a atleta participou na Europa foram importantes para a evolução dos seus resultados.

“Ela estabeleceu uma meta muito clara depois do Mundial de janeiro: tornar-se a atleta paraolímpica mais rápida do mundo. Hoje ela está empatada com a cubana Yunidis Castillo, T46 (amputados), mas pretende ainda neste ano correr abaixo dos 11 segundos”, revela.

Mineira de Betim (MG), Terezinha é de família humilde e entre seus 12 irmãos, cinco também são deficientes visuais. A velocista nasceu com retinose pigmentar (doença congênita) e perdeu a visão com o passar dos anos.

Dona dos recordes mundiais nos 100m, 200m e 400m, Terezinha conquistou quatro medalhas paraolímpicas (um bronze, em Atenas-2004; um ouro, uma prata e um bronze, em Pequim-2008) e foi eleita a Atleta Paraolímpica do Ano, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em 2006 e 2008.

Fonte: Comitê Paraolímpico Brasileiro