terça-feira, 6 de janeiro de 2009

São Silvestre encerra o ano de 2008 com grande participação de atletas com deficiência


No ultimo dia 31 de dezembro a São Silvestre foi a grande atração para o fechamento do ano esportivo de 2008, principalmente para o publico do atletismo adaptado.

Como todos os anos a prova tem se mostrado eficiente em atrair o público com deficiência, todas as categorias tinha um grande número de atletas, e também mostrou algumas evoluções como a proposta de ser mais criteriosa quanto aos critérios de regulamentos da categoria cadeirantes ao exigir aos atletas na prova competitiva o uso de capacetes e cadeira racer (com três rodas) e a atenção dada aos competidores nos período pré e pós prova, graças principalmente a parceria da organizadora e ADD (Associação Desportiva para Deficientes). Mas ainda tem cometido algumas falhas das quais gostaria de destacar:


- Horário de largada: o horário de largada para a categoria deficientes ainda é mantido às 15h15, o que faz com que os atletas largem em um horário com uma temperatura maior e com pouco público, o que não havia necessidade uma largada mais próxima do horário da largada feminina não atrapalharia em nada a prova.

- Premiação: Mesmo com grandes atletas paraolímpicos participando da prova, não nenhuma premiação em dinheiro, e as entregas de troféus são posteriores a competição (o que muitas vezes demora mais de um mês), o que não retribui ao esforço dos atletas na participação do evento e nem colabora na visibilidade dos mesmos.

- Classes competitivas: Como a maior prova pedestre para deficientes, os organizadores podiam utilizar critérios de classificação funcional um pouco mais próximo dos utilizados pelo IPC (Comite Paraolímpico Internacional). O que gerou na prova algumas classes confusas como por exemplo as classes Deficiente Amputado de membro inferior e a classe Deficiente andante de membro inferior, que misturam atletas das classes T36, T37, T38, T42, T43 e T44, o que podia ter sido distinto de forma mais clara.


Dos atletas do grupo do Ibirapuera, podemos destacar a participação de Edson Dantas de Oliveira (campeão da categoria Amputados Inferior masculino), Ademar Leite (3o colocado da categoria amputados superior masculino), Hélio da Silva (5o colocado da categoria amputados superior masculino) e Anderson da Silva (8o colocado da categoria amputados superior masculino)


Seguem os vencedores das categorias:


Amputados Membro Inferior Masculino- Edson Dantas de Oliveira


Cadeirantes Feminino- Angelina da Silva


Cadeirantes Masculino - Wendel Soares


Deficientes Auditivos Feminino - Edneusa Dorta


Deficientes Auditivos Masculino - Otavio Marques Ferreira


Deficientes Visuais Feminino - Doris Leite


Deficientes Visuais Masculino - Luis Kacio Costa


Deficientes Andantes Membro inferior Feminino - Dora Baquedano


Deficientes Andantes Membro inferior Masculino - Francisco Paulo dos Santos


Deficientes Mentais Feminino - Monica Novaes


Deficientes Mentais Masculino - Antonio Carlos de Souza


Deficientes Membro Superior Masculino - Ezequiel da Costa


Hand Cycle Masculino - Fernando Aranha Rocha










Nenhum comentário: