terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Novos textos no Blog


A partir deste mês publicarei alguns textos que tenho auxiliado a fazer para algumas revistas de corrida e saúde, o texto deste mês fala sobre a caminhada como um importante exercício para a perda de peso.


Daniel Biscola - Cref: 024335-G/SP

Entre em forma Caminhando

Antigamente quando não existiam ainda todos estes alimentos processados, todos estes equipamentos tecnológicos que existem hoje, e muito dificilmente víamos pessoas obesas ou acima do peso. Na época de nossos avós, a atividade de trabalho já era uma “atividade física”, pois para produzir o seu alimento, os produtos do dia-a-dia, o homem tinha que dispor de muita disposição física, além de ter de se locomover sem meios automotivos para chegar onde almejavam.
Ao caminharmos utilizamos uma série de músculos que contribuem para aumento do gasto energético, o que pode contribuir para mantermos o nosso corpo em forma.
Nos dias de hoje o que vale mais é a lei do menor esforço, escadas rolantes, elevadores, shoppings centers, tem nos tornado cada vez mais inertes a locomoção, o que tem gerado uma geração de acomodados e de sedentários.
Uma solução simples, fácil e que é o movimento mais básico do ser humano é a caminhada, pois pode ser um exercício com um grande potencial, e só necessita de boa vontade para ser realizado, em qualquer espaço e sem muitos recursos.
Muito bem então provavelmente você deve ter se empolgado colocado seu sapato alto e uma roupa linda, e aproveitou que caminhar é muito bom para saúde e foi ao Shopping fazer umas comprinhas básicas e aproveitar para perder algumas calorias. Mas devo lembrar que este tipo de atitude não é a mais correta, ou pelo menos não podemos considerá-la como atividade física, pois o vestuário e o calçado utilizado não serão os mais adequados, e até mesmo por que, a não ser que você caminhe acelerado e sem pausas para ver as novidades na vitrine, o gasto calórico será muito baixo e a mobilização pelo trabalho efetuado pode ser quase nula.

Caminhada e emagrecimento
A obesidade ou o sobrepeso tem causado a grande dor de cabeça das mulheres hoje em dia, o problema não é só estético, mas também de saúde a medicina já apurou diversas doenças relacionadas à obesidade (hipertensão, problemas hormonais, diabetes, etc...). O nosso grande problema é que algumas mulheres preocupadas excessivamente com estética acabam entrando em planos de emagrecimento nada seguros e fazendo dietas que podem causar um grande risco para sua saúde. Resultados estéticos rápidos normalmente são conseguidos através de métodos agressivos ao organismo, por isto recomendamos para quem quer diminuir alguns quilinhos o uso de nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos (dentre os principais a caminhada).
A caminhada é um exercício como outro qualquer, mas possui alguns benefícios que não encontramos em outras atividades:
1- Caminhar é a forma mais natural de se locomover, isto quer dizer que deste de uma criança até um senhor de idade pode realizar este exercício, com quase nenhuma limitação para a atividade.
2- O impacto é baixo, o contribui para atividades tratamento de doenças osteo-musculares que necessitem de um impacto reduzido (osteoporose) e evita lesões causadas em atividades de alto impacto (futebol, corrida, etc.).
3- Para pessoas que estão acima do peso por necessitar de atividades com intensidade baixa e por um tempo maior, a caminhada acaba sendo um recurso muito atraente.
4- Pode ser praticada em grupo, sendo muito mais motivante realizar com uma boa companhia.


Como realizar a caminhada

Em primeiro lugar esteja com um calçado com amortecimento adequado e uma roupa leve que permita uma transpiração adequada, procure caminhar em torno de 30 minutos a 1 hora, sempre mantendo o mesmo ritmo.
Para caminhar melhor trabalhe com os braços flexionados em um ângulo próximo a 90o no cotovelo, e faça sempre o contato com o calcanhar seguido pela parte anterior do pé. Quanto à coluna caminhe com o abdômen contraído, abre o peitoral e olhe sempre no horizonte.

O melhor horário para praticar a atividade dependerá da rotina de cada individuo, embora nos primeiros períodos do dia o corpo está mais descansado e disposto.
Para pessoas que preferem começar o dia mais ativo, a caminhada no período da manhã pode ser muito bom, pois ao chegar ao trabalho não haverá a necessidade de impor aqueles 30 minutos até ligar no automático, você chegará mais disposto e pode acreditar o seu dia vai render mais.
Os mais atribulados e estressados com a rotina do trabalho, caminhar a noite pode ser uma boa alternativa para aliviar o corpo e a mente, e chegar em casa mais tranqüila para descansar, o que pode acontecer ao contrário se a pessoa realiza-se uma atividade mais intensa.

Quanto ao local onde caminhar, as diferenças podem ser grandes para a caminhada dependendo no terreno em que ela é realizada, caminhar na rua é diferente do que caminhar em esteira, e os riscos ou grupos musculares trabalhados podem variar, dependendo desta condição.

Caminhar na Areia – Pode ser super relaxante ao final de tarde à beira da praia, mais pode causar inflamações em toda a planta do pé, além de sobrecarregar a panturrilha, se for caminhar na areia procure a parte mais firme e plana.
Caminhar na Rua – Ao caminhar na rua procure ficar atento (a), aos buracos e movimentação em geral, tome cuidado principalmente ao atravessar as ruas, não se preocupe em perder um pouco de tempo esperando, e aproveite para alongar nesta hora.
Caminhar na Esteira – Uma ótima alternativa, pois reduz ainda mais o impacto do exercício, mas pode ser um pouco desmotivador e deve ser cuidado quando ao treinar muito em esteira for realizar a corrida em outra superfície, pois há uma incidência maior de lesões e torções dos tornozelos, devido o corpo não estar preparado.
Caminhar no parque – Pode ser uma alternativa ótima, principalmente se você reunir o seu grupo, o visual e a boa companhia podem colaborar muito para o sucesso da atividade.

Dicas para a caminhada:
- Forme grupos para caminhar além de ser muito mais divertido, pode contribuir para que umas sempre cobrem as outras (Além de ser muito mais seguro).
- Uma ótima forma de controlar a intensidade da caminhada é faze-la conversando, pois toda vez em que estiver muito ofegante diminua o ritmo.
- Quanto à respiração deixe que o seu próprio organismo fará o controle, quando precisar de mais ar concentre-se.
- Na fase inicial evite caminhar em subidas, pois podem ser lesivas e aumentar muito o seu batimento cardíaco.
- Evite trechos de muito acidentados, pois podem ajudar a ter lesões osteo-articulares, além de impedir de manter o ritmo adequado.
- Coma alimentos leves antes da atividade, e nunca faça exercício em jejum.
- Se for caminhar nas ruas, na se arrisque, aproveite os faróis e as paradas para alongar e descansar um pouco.



O que fazer com a caminhada começar a ficar muito fácil?
O exercício físico procura realizar um estresse para o corpo, fazendo assim com que ele esteja sempre se adaptando para as situações planejadas. Mas acontece que ao realizar a mesma atividade o corpo vai se adaptando, o que faz com que o exercício seja mais leve e os batimentos cardíacos comecem a diminuir, neste conjunto de situações os ganhos com a atividade podem começar a reduzir. Para tanto é necessário ir aumentando o nosso ritmo e modificando a atividade sempre quando o corpo começar a se adaptar, mais se aumentarmos muito o ritmo da caminhada pode ser que a mesma comece a ser perigosa quanto ao risco de lesão e mesmo a pessoa não consiga mais aumentar o ritmo, então sugerimos neste momento começar a realizar a corrida como alternativa.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

São Silvestre encerra o ano de 2008 com grande participação de atletas com deficiência


No ultimo dia 31 de dezembro a São Silvestre foi a grande atração para o fechamento do ano esportivo de 2008, principalmente para o publico do atletismo adaptado.

Como todos os anos a prova tem se mostrado eficiente em atrair o público com deficiência, todas as categorias tinha um grande número de atletas, e também mostrou algumas evoluções como a proposta de ser mais criteriosa quanto aos critérios de regulamentos da categoria cadeirantes ao exigir aos atletas na prova competitiva o uso de capacetes e cadeira racer (com três rodas) e a atenção dada aos competidores nos período pré e pós prova, graças principalmente a parceria da organizadora e ADD (Associação Desportiva para Deficientes). Mas ainda tem cometido algumas falhas das quais gostaria de destacar:


- Horário de largada: o horário de largada para a categoria deficientes ainda é mantido às 15h15, o que faz com que os atletas largem em um horário com uma temperatura maior e com pouco público, o que não havia necessidade uma largada mais próxima do horário da largada feminina não atrapalharia em nada a prova.

- Premiação: Mesmo com grandes atletas paraolímpicos participando da prova, não nenhuma premiação em dinheiro, e as entregas de troféus são posteriores a competição (o que muitas vezes demora mais de um mês), o que não retribui ao esforço dos atletas na participação do evento e nem colabora na visibilidade dos mesmos.

- Classes competitivas: Como a maior prova pedestre para deficientes, os organizadores podiam utilizar critérios de classificação funcional um pouco mais próximo dos utilizados pelo IPC (Comite Paraolímpico Internacional). O que gerou na prova algumas classes confusas como por exemplo as classes Deficiente Amputado de membro inferior e a classe Deficiente andante de membro inferior, que misturam atletas das classes T36, T37, T38, T42, T43 e T44, o que podia ter sido distinto de forma mais clara.


Dos atletas do grupo do Ibirapuera, podemos destacar a participação de Edson Dantas de Oliveira (campeão da categoria Amputados Inferior masculino), Ademar Leite (3o colocado da categoria amputados superior masculino), Hélio da Silva (5o colocado da categoria amputados superior masculino) e Anderson da Silva (8o colocado da categoria amputados superior masculino)


Seguem os vencedores das categorias:


Amputados Membro Inferior Masculino- Edson Dantas de Oliveira


Cadeirantes Feminino- Angelina da Silva


Cadeirantes Masculino - Wendel Soares


Deficientes Auditivos Feminino - Edneusa Dorta


Deficientes Auditivos Masculino - Otavio Marques Ferreira


Deficientes Visuais Feminino - Doris Leite


Deficientes Visuais Masculino - Luis Kacio Costa


Deficientes Andantes Membro inferior Feminino - Dora Baquedano


Deficientes Andantes Membro inferior Masculino - Francisco Paulo dos Santos


Deficientes Mentais Feminino - Monica Novaes


Deficientes Mentais Masculino - Antonio Carlos de Souza


Deficientes Membro Superior Masculino - Ezequiel da Costa


Hand Cycle Masculino - Fernando Aranha Rocha