sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Retorno aos treinos!!!



No próximo dia 10 os atletas de provas de Fundo e meio Fundo retornam aos treinos, para realização do período de Base, o foco para esta 1a fase é aprimorar os conceitos principais para o ano de 2011, como melhoria do Vo2 máx, aumento do volume de rodagem, trabalhos de força, preparação da musculatura, para os treinos específicos e para o período competitivo. Teremos como competição Foco nesta primeira fase a Copa Brasil de Cross Country em Rio Claro, onde mandaremos alguns atletas para participação.

A equipe de velocidade e arremesso, retorna no dia 17/01.

O período de preparação irá até meados de março, onde posteriormente os atletas entrarão na fase específica e aumentarão suas participações em competições.

Este ano o grupo de treinamento está formado com atletas do SESI e IMG paraolímpicos, e também por atletas olímpicos até 17 anos do SESI.

sábado, 1 de janeiro de 2011

São Silvestre 2010 - como foi a prova para os atletas com deficiência? E equipe obtém dupla dobradinha



Caros amigos, no ultimo dia 31 de dezembro tivemos a corrida de São Silvestre em sua 86a edição. A prova mais antiga do país, mais prestigiada, com maior número de atletas, e que gera o maior fluxo financeiro contando o valor arrecadado pelas inscrições de atletas e patrocinadores do evento.


Neste ano a prova principal foi ganha pelo Marilson dos Santos, que correu com grande maestria e provou que é de longe o melhor atleta do Brasil. Mérito principalmente do seu treinador Adauto Domingues e da humildade deste excelente atleta.


Mas o que este blog trata é da prova para os atletas com deficiência, que ao meu ver pouco tem evoluido, entre os organizadores de corridas.


Atualmente acredito ter um bom conhecimento do mercado de corrida, visto que á trabalhei em uma das principais assessorias esportivas do Brasil, já atuei na organização de alguns eventos como: Volta da Pampulha, São Silvestre, 1/2 Maratona do Rio de Janeiro, entre outros. Trabalhei na consultoria de revistas esportivas, com alguns textos editados, e hoje posso observar tudo um pouco mais de fora atuando com as equipes de rendimento do SESI SP olímpica e paraolímpica, e com minha experiência de 8 anos na modalidade.




Quanto aos meus atletas tivemos uma dupla dobradinha, com primeiro e segundo colocado nas categorias membro inferior e membro superior, o resultado encerra com chave de ouro um ano de grande conquistas, veja os resultados:




Edson Dantas - 1o colocado categoria deficiente membro superior - 1h08min


Renato Cruz - 2o colocado categoria deficiente membro inferior - 1h14min




Ezequiel Costa - 1o Colocado Categoria deficiente membro superior - 58 min


Ademar Leite - 2o colocado categoria deficiente membro superior - 59 min



Já a prova teve uma certa melhora quanto a organização deste ano, embora no ano passado foi sofrivel (veja post de 2009), alguns pontos positivos e negativos da prova deste ano:


1) Largada - Ainda continuamos com o horário de largada demasiadamente antecipado quanto a largada principal, em nenhuma prova do mundo é feita com tamanha antecipação, dá a impressão que os organizadores querem se livrar logo dos atletas. Com o horário de verão a largada das 14h50 torna-se com o sol das 14h, o que podemos considerar extremamente inadequado principalmente com atletas com deficiencia. Este ano os atletas tiveram a sorte de largarem com um clima bom (24 graus e umidade de 54 porcento). Acredito que a largada por volta das 16h, resolveria os problemas dos organizadores, e da transmissão da TV.


2) Postos de agua e atendimento - Neste ano a equipe acertou neste ponto, e o atendimento aos atletas foi bom, quesito que deve ser mantido para o próximo ano.


3) Inscrições - Houveram algumas falhas no processo de inscrição, mas nada muito grave, mas os organizadores devem ficar mais atentos a esta questão.


4) Premiação - Como sempre nota zero, os atletas não receberam ainda o troféu de 2009. Será que virá o de 2010? Será que é tão dificil aos organizadores possibilitar a entrega imediata da premiação aos atletas, nem que seja em ambiente paralelo? Os resultados já foram divulgados mais ainda não tem uma informação quanto aos atletas com deficiência. Não é pedir de mais apenas um pouco de consideração.
Para resumir acredito que o mercado de corrida no Brasil, não tem seguido uma tendencia mundial de tratar com respeito, e até utilizar um pouco melhor a imagem do atleta com deficiência nas competições. Um grande exemplo é a Maratona de Nova York, que exibia enormes propagandas com destaque dos atletas cadeirantes. O que espero não é atendimento especial para os atletas, mas sim igualitário, dar a mesma oportunidade a todos. Para os atletas de elite premiação inclusive em dinheiro como forma de respeito a sua dedicação a modalidade, para os atletas amadores, respeito, consideração e atendimento adequado para participação da prova, tanto faz se tem ou não deficiência.
Espero que em 2011, os caminhos da corrida de rua para os atletas com deficiência tome novos rumos, e que na próxima SS, tenha uma grande evolução no tratamento dos atletas. Desejo muita felicidades e paz para todos neste ano, 2011 promete!!!