Vamos a 2a parte da retrospectiva das paralímpiadas, as provas de fundo e Meio fundo, as quais são as provas de 800, 1.500, 5.000 e 10.000 metros, além da Maratona. Em grande parte todas as disputas foram emocionantes e houveram alguns recordes batidos na competição, vamos aos destaques:
Mushai Samwel Kimani (Quenia) - Foi o grande adversário para o Odair dos Santos, ganhou a prova dos 1.500 metros rasos passando de forma espetacular o brasileiro na ultima volta, e batendo o recorde mundial com o tempo de 3:58:37, é um sinal que os quenianos podem começar a ganhar algumas provas também no movimento paralímpico.
Odair dos Santos - O Brasileiro competiu bem as paralímpiadas, embora tenha ficado em 2o lugar nos 1.500 metros, o tempo que realizou seria recorde Mundial, mas não esperava ser surpreendido pelo queniano Mushai Samwel Kimani, que passou o atleta na reta final.
Duelo Abderrahim Zhiou (Tunisia) x David Korir (Quenia) - estes atletas são da classe T13, que gera muita discussão quanto a inclusão nas paralímpiadas, mas estes atletas marcaram uma grande disputa na prova dos 1.500 metros desta classe, o tunisiano chegou apenas 0,53 segundos na frente.
McFadden (EUA) x Wolf (Suiça) o duelo feminino - Tatyana McFadden marcou um grande duelo nas provas 800 mts, 1.500 mts e na Maratona com a Suiça Edith Wolf, com as vitórias da Americana nas provas de meio fundo e da Suiça na Maratona e nos 5.000 mts, no final McFadden 2 x 2 Wolf. Embora a americana não tenha competido nos 5.000 podemos considerar que houve um empate técnico.
Abraham Tarbei (Quênia) - Ganhador da prova de 1.500 metros T20, batendo o recorde mundial em 3:50:15, o atleta travou uma impressionante batalha com o atleta Etiope Wondiye Indelbu e com um outro atleta da Argélia, provando mais uma vez que o Quênia pode ser também nas paralímpiadas uma grande nação nas provas de Meio fundo e fundo.
O inglês de Ouro - No atletismo não houve nome maior, ele foi o grande destaque das paralímpiadas, David Weir fez algo impressionante, ganhou todas as provas de fundo e meio fundo para os cadeirantes, e engane-se quem pensa que foi fácil. Na verdade ele teve que bater grandes competidores como Marcel Hug (Suiça), Masazumi Soejima (Japão) e Kurt Fearnley (Australia). Tive a oportunidade de assistir no estádio olímpico as vitórias nas provas dos 1.500 mts e dos 5.000 mts, e os britânicos mostraram que o público também pode ajudar um atleta a vencer.
800 mts - 1:37.63
1500 mts - 3:12.09
5.000 mts - 11:07.65
Maratona - 1:30:20
Tito Sena do Brasil - A paralímpiada terminou com o Brasil no alto do pódio, o atleta brasileiro conquistou o ouro na prova da Maratona da classe T46, ainda tivemos nesta prova a 4a colocação com o atleta Ozivam Bonfim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário