quarta-feira, 20 de julho de 2011

Campeonato Mundial de Atletismo para Menores

Normalmente este blog trata de assuntos voltados para o atletismo paraolímpico, mas na minha visão é primordial que comecemos a pensar o atletismo como uma modalidade que pode ser praticada por todos, independente da raça, constituição física ou condição social.

Hoje gostaria de trazer alguns destaques do campeonato Mundial de atletismo para atletas menores, uma importante competição para jovens até 17 anos, que por incrível que pareça, tem resultados bem melhores do que muitos adultos.

A ultima edição do Campeonato ocorreu na cidade de Lille na França entre os dias 6 a 10 de julho, o Brasil levou para a competição 8 atletas.

Uma constante na competição foi o domínio dos atletas africanos nas provas de fundo e meio fundo, o que permitiu que o Kenia ficasse na 2a. colocação no resultado final da competição. O Kenia conquistou as provas de 2.000 com obstáculos masculino e feminino, 3.000 rasos e os 800 metros masculinos e 1.500 metros feminino, as provas que eles não ganharam ficou com os atletas da Etiópia.


Meninas nos 3.000 metros


Quebras de recordes
Tivemos recordes mundiais da categoria em 7 provas: Arremesso de peso Masc, 800 metros rasos masc, Octatlo masc, revezamento medley Masc, 1.500 metros rasos fem, lançamento de dardo fem e revezamento medley fem.

Entre os recordes considero impressionante o Arremesso de peso masculino tivemos a vitória do atleta Jacko Gill da Nova Zelândia com o resultado de 24,35 metros, mesmo com um peso de 5 Kg é uma marca digna de atletas de alto nível adulto.


Premiação Arremesso de peso

Outra prova que queria destacar foi os 2.000 metros rasos femininos onde a queniana Norah Tanui que correu para 6:16:41, novo recorde da competição, mas que teve uma grande queda no ultimo fosso, queda impressionante, pois provavelmente a atleta bateria o recorde mundial.

Quanto a participação dos atletas brasileiros, o destaque foi para Felipe dos Santos 3o colocado no Octatlo, mas considero que como experiente já foi bastante relevante a participação da equipe.

Como comentário final, considero que as competições para atletas desta idade são importantes para identificarmos os futuros campeões da modalidade, mas não significa imediatamente o estágio final de formação destes atletas. No Brasil por exemplo existem diversos casos de campeões mundiais nesta categoria, que não vingaram na fase adulta.



 Recorde Mundial dos 800 metros


Podemos pensar talvez que alguns atletas podem ter se prejudicado pela especialização precoce, ou talvez uma provável barreira de desempenho pelo excesso de treino. E muitos dos atletas de destaque mundial, apareceram posteriormente mesmo não tendo destacado nestas competições.

Nenhum comentário: